Institucional

A FESFBA, Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia, é uma Sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Salvador, Bahia. Foi fundada no dia 1º de julho de 1987, em Feira de Santana, e presidida por Dr. Walter Francisco de Oliveira através de um mandato provisório, em decorrência da não existência do Estatuto.

A primeira eleição aconteceu três anos depois, em 1990, quando foi eleito presidente o médico Jorge Bahia de Carvalho, diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1948, um destaque na Cirurgia Pediátrica na Bahia.

Com o falecimento de Jorge Bahia em setembro de 1999, após o cumprimento de dois mandatos, assumiu a presidência da FESFBA o então vice-presidente Sebastião Dias Pereira, médico e político. Permaneceu no cargo de presidente até maio de 2000, quando se afastou, em atendimento à legislação eleitoral, para disputar cargo político em Santo Amaro, sendo substituído pelo advogado e então secretário geral da FESFBA, Luiz Alberto Telles da Silva.

Em meados do ano 2000 foi eleito presidente o administrador de empresas Antonio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito, que dirigiu a entidade durante 10 anos. Em março de 2010 foi eleito o administrador hospitalar e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos, Mauricio Almeida Dias Pereira, atual presidente.

Antes de chegar ao estágio atual, no qual possui moderna sede própria no Edifício Barra Master (Jardim Brasil), a FESFBA funcionou no Hospital Martagão Gesteira, na Escola de Puericultura Raimundo Pereira de Magalhães e numa sede alugada à Rua da Flórida, no bairro da Graça – Salvador. A atual sede foi adquirida na gestão do presidente Jorge Bahia e instalada em maio de 2000 pelo então presidente Sebastião Dias, sendo reformada em seguida pelo presidente Antonio Brito.

Nessa jornada desde a sua fundação, a FESFBA tem atuado na representação e defesa dos interesses de um setor que hoje representa em torno de 40% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Bahia, contribuindo com também para a oferta de muitos postos de trabalho.

Atuação

A FESFBA desenvolve um trabalho em prol das instituições filantrópicas do estado, tendo, atualmente, 51 associados. Oferece pleno suporte através de orientação sobre assuntos pertinentes à filantropia, utilidade pública, licenças junto à Polícia Federal, tabelas de procedimentos SIA/SIH/SUS, Integrasus e Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, entre outros.

O alcance deste trabalho inclui, ainda, os segmentos administrativos, tributários, financeiros e técnicos, através de cursos, palestras, encontros, assembleias e por meio do envio de circulares, decretos, portarias, leis, ordens de serviços, medidas provisórias, entre outros documentos referentes ao Ministério da Saúde, Presidência da República, Ministério do Trabalho e Previdência Social e demais órgãos públicos.

Além de manter os associados atualizados, a FESFBA atua como sua interlocutora e mediadora junto ao poder público na defesa dos interesses do setor – a prestação de serviços ao SUS e a vida das entidades filantrópicas -, com o objetivo principal de zelar pelo seu bom funcionamento e em busca do fortalecimento e da manutenção da qualidade dos relevantes serviços prestados por essas entidades à população baiana.

A FESFBA possui representatividade nos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde e Assistência Social, sendo também membro da Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) – constituída por 16 Federações dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso e Alagoas – e da Confederação Internacional das Misericórdias (CMI), que possui representantes do Brasil, México, Espanha, Itália, França, Portugal, Luxemburgo, Ucrânia, Angola e Moçambique.

Missão, Visão, Valores

Missão

Representar e defender os interesses das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas dos setores saúde e assistência social, frente à sociedade e aos órgãos federais, estaduais e municipais, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento dessas entidades.

Visão

Ser reconhecida como uma organização associativa de excelência e representante dos interesses do setor filantrópico.

Valores

1. Ética
2. Equidade
3. Responsabilidade social
4. Transparência
5. Comprometimento
6. Resolutividade