Diretor da Santa Casa de Lisboa quer ampliar troca de experiências com a Bahia
A iniciativa pioneira do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), unidade da Fundação José Silveira (FJS), no Nordeste, usando o karatê na reabilitação de pessoas com deficiência, foi muito elogiada pelo diretor de Relações Internacionais da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, Antônio Carneiro Jacinto, que pretende levar a experiência para Portugal. Além do karatê, o IBR trabalha com a natação e o tênis, dentro do Projeto “Vida Saudável”, focado na qualidade de vida.
A visita ao IBR fez parte da agenda que ele cumpriu nesta segunda-feira, em Salvador, em companhia do presidente da Federação das Santas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (FESFBA), Mauricio Dias, representando o presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), deputado Antonio Brito (PTB/BA) e do cônsul de Portugal em Salvador, José Carlos Lomba.
A vinda de Antônio Carneiro Jacinto a Salvador foi articulada pelo presidente da CIM e pelo presidente da FESFBA com o objetivo de ampliar o intercâmbio entre a Bahia e Portugal. A agenda foi organizada em função do desejo manifestado pelo diretor da Santa Casa de Lisboa de conhecer instituições com bons resultados em gestão e experiências bem sucedidas em Fisiatria e Reabilitação, Cardiologia, Reumatologia e Oncologia.
VISITA AO IBR
Além das apresentações da equipe de karatê adaptado –a idade varia de 5 a 55 anos – com pessoas que apresentam sequelas neuromotoras, Antônio Carneiro Jacinto se emocionou com o Coral Encantando que reúne mães, cuidadores e pacientes. Em seguida, ele conheceu o trabalho da Fundação José Silveira (FJS) com a apresentação da superintendente Leila Brito, mostrando a evolução da entidade nos seus 76 anos e sua importância na promoção da saúde, cidadania e ação social.
O presidente do Conselho da FJS, também presidente da Associação Cultural Brasil – Portugal, Geraldo Leite, saudou o diretor da Santa Casa de Lisboa, tendo destacado a importância da ligação do Brasil com a terra mãe, Portugal, cuja forte ligação deve ser cultivada.
SANTA CASA DA BAHIA
Do IBR, o diretor da Santa Casa de Lisboa foi à sede administrativa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, na Pupileira, onde foi recebido pelo provedor Roberto Sá Menezes. Foi apresentado um vídeo com as unidades que integram a Santa Casa e os seus serviços, bem como a evolução da entidade, a terceira mais antiga santa casa do mundo.
A ida ao Museu da Misericórdia – o museu mais visitado em Salvador – deu continuidade ao programa de visitas. Antônio Carneiro Jacinto ficou encantado com a riqueza e conservação do acervo, bem como sobre as atividades que a unidade desenvolve de interação com diversos grupos sociais. Logo na entrada, informações num painel contextualizam o Museu na origem das Santas Casas em Portugal, com a criação da Santa Casa de Lisboa pela rainha Leonor em 1498.
Na sequência da agenda, o diretor da Santa Casa de Lisboa visitou mais uma unidade da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: o Hospital Santa Izabel (HSI) para conhecer as experiências em Cardiologia e Reumatologia. Ele teve excelente impressão do HSI, destacando a limpeza, organização e moderna tecnologia. Ainda segundo Antônio Carneiro Jacinto, o Santa Izabel “tem muito do modelo que estamos procurando para implantar na Santa Casa de Lisboa”. O programa de visitas terminou no Hospital Português.
Comentários
Nenhum comentário até o momento