Hospital Martagão Gesteira comemora 50 anos de fundação
O Hospital da Criança Martagão Gesteira comemorou hoje 50 anos de fundação. A data foi marcada com um evento solene, pela manhã no , no próprio hospital, iniciando uma série de ações comemorativas em homenagem ao cinquentenário da instituição
Um dos momentos mais importantes da solenidade foi a assinatura de um Memorando de Entendimentos (MOU) entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, mantenedora do Martagão, e o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da ONU. O objetivo é criar entre as duas instituições um marco de cooperação e facilitar a colaboração entre as partes, com base na promoção e desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Um dos caminhos para a sustentabilidade é ampliar conhecimento e este é o objetivo maior do MOU, em paralelo com os estudos e projetos para ampliação e modernização das atividades do Hospital Martagão Gesteira para continuar sendo o estado da arte no próximos 50 anos.
Durante a solenidade, foi inaugurado o Conselho Internacional da Criança (CRIA), um Órgão Consultivo e de relacionamentos institucionais da Liga Álvaro Bahia com entidades nacionais e internacionais. Participarão do CRIA membros com reconhecido valor moral e competência na assistência físico-psíquico-social da Criança, promovendo o livre intercâmbio de informações e cooperações técnicas para assuntos desta pertinência.
Os convidados também conheceram a nova campanha do Hospital Martagão Gesteira, que traz como protagonista a intérprete Maria Bethânia. Essa será a terceira campanha da vida da cantora, que também completa em 2015 seus 50 anos de carreira.
A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Neogibá.
Meio século de assistência à criança
A história do Hospital Martagão Gesteira se confunde com a história de dois grandes médicos pediatras e amigos: Joaquim Martagão Gesteira e Álvaro Pontes Bahia. Fundado no ano de 1965, o Hospital da Criança, como é chamado, foi o primeiro hospital pediátrico do Norte-Nordeste e o pioneiro nos mais importantes serviços de assistência voltados à criança, a exemplo do serviço de Onco Pediatria.
O Hospital, cujo nome foi dado por seu fundador, Álvaro Bahia, em homenagem ao amigo, Dr. Martagão Gesteira, é a mais importante criação da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição criada nos anos 20 e que teve papel fundamental para a redução da mortalidade infantil na Bahia.
O Hospital é fruto do sonho inabalável de Álvaro Bahia, que lutou durante 18 anos para a sua construção, mobilizando a classe médica, a sociedade baiana e as autoridades de saúde, nos âmbitos municipal, estadual e federal. O pediatra, que dedicou a vida à medicina, planejou o hospital em seus mínimos detalhes. Morreu sem que o hospital fosse inaugurado.
Ao longo dos seus 50 anos, o Hospital Martagão Gesteira vivenciou momentos áureos e de grande crise financeira. Hoje a instituição é referência na saúde infantil, reunindo mais de 20 especialidades voltadas para a criança. São mais de quinhentos atendimentos diários, com destaque para os tratamentos complexos, como Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia, entre outros..
Comentários
Nenhum comentário até o momento