Provedores, gestores e colaboradores destacam o sucesso do IV Fórum de Saúde Bahia e IV Benchmarking Fesfba
O sucesso do IV Fórum de Saúde Bahia e IV Benchmarkig FESFBA, realizados nos dias 28 e 29 de outubro, gerou muitas mensagens de agradecimento de provedores, gestores, colaboradores, além de patrocinadores, no dia de ontem, causando intensa alegria para a presidente da FESFBA,Dora Nunes, e equipe organizadora do evento.Mas ela ressalta que “o sucesso é resultado da participação dos associados que se empenharam para produzir cases de alta qualidade para o Benchmarking, além da presença nas discussões do Fórum,muito importantes para o setor.O resultado positivo – pontuou – motiva-nos para um evento ainda mais forte em 2020 pelo caminho da união do setor.
O momento de grande expectativa foi o resultado do IV Benchmarking, este ano com recorde de cases – 31 inscritos e 26 selecionados.Os vencedores foram conhecidos no final da tarde de terça-feira, no Hotel Merucre. Na categoria Sustentabilidade Ambiental o prêmio ficou com o Hospital Santa Izabel. A Santa Casa de Feira de Santana conquistou o prêmio na categoria Assistencial, enquanto a premiação na categoria Custos ficou com o Hospital Martagão Gesteira ,que também venceu nas categorias Comunicação e Humanização ,alem de receber o Prêmio Incentivo,criado este ano para a entidade com o maior número de cases inscritos.O IGH conquistou o prêmio na categoria Segurança do Paciente.
A comissão julgadora que avaliou os cases do IV Benchmarking foi formada pelo coordenador do Núcleo de Gestão da Suregs/Sesab,Rodrigo Santos,jornalista Neomar Cidade ,do site Notícia Livre,Patrícia Tosta, do Portal Saúde no Ar e a consultora em Saúde e ex- superintendente de Regulação da Sesab, Ana Paula Santana Andrade.
RECORDE DE PARTICIPANTES
Na segunda-feira (28) , foi realizado o IV Fórum de Saúde Bahia com recorde do número de participantes – 165 . Na abertura do evento, a presidente da Fesfba,Dora Nunes , destacou a importância da qualificação para a melhoria da gestão .Também ressaltou a necessidade da união do setor para superar a crise.
O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas no Congresso ,deputado federal Antonio Brito- participou da abertura e do encerramento do IV Fórum – também defendeu a união do setor filantrópico ,como caminho para enfrentar a crise.Pediu também atenção ao movimento no Planalto,principalmente nas propostas de mudanças que devem estar na Câmara brevemente,Antonio Brito,que desenvolve intenso trabalho em defesa do setor filantrópico e da saúde em geral,disse que as emendas parlamentares são vitais para a sobrevivência e manutenção das iniciativas filantrópicas, diante da escassez de recursos que foi pontuado na mensagem de Dora Nunes:”temos que fazer mais , com menos”
EMOÇÃO
Momento de forte emoção durante a abertura do evento foi a homenagem a Santa Dulce dos Pobres,cuja vida foi exemplo máximo e inspirador para a filantropia.,A superintendente na OSID, Maria Rita Lopes Pontes,ressaltou que “temos um santa do nosso tempo, que conviveu conosco e que lutou com muita dificuldade um, tempo em que não contávamos com recursos do SUS. Seu trabalho nos inspira, Irmã Dulce era uma pessoa simples que sempre repetia.Meu patrão não é o Governo. Meu patrão é Deus.Vamos manter a fé sob a inspiração de Santa Dulce dos Pobres”. Em seguida foi apresentado vídeo sobre o trabalho de Irma Dulce na saúde e assistência social.
Maria Rita Lopes Pontes, à frente da OSID há 27 anos receberá a Comenda Rainha Leonor, a maior honraria da FESFBA à filantropia baiana,criada há 12 anos,na celebração dos 20 anos da Federação.. O anuncio foi feito durante o evento pela presidente da FESFBA,Dora Nunes ,acrescentando que oportunamente será divulgada a data para a condecoração
MAIS RECURSOS PARA A SAÚDE.
A palestra magna do IV Fórum foi do presidente da da International Hospital Federation (IHF) e do Colégio Brasileiro de E Executivos da Saúde (CBEXS)Francisco Balestrin ,que defendeu mais recursos públicos para a saúde no Brasil – onde 55 % vêm da assistência particular e 45% do governo. Ele abordou o tema “Superação do Passado e Construção do Futuro da Saúde”, defendendo a importância da construção de lideranças e fortalecimento de redes de relacionamento.
O IV Fórum também discutiu a Lei Geral de Proteção de Dados, linhas de crédito para os filantrópicos, sistema de acreditação, uso de redes sociais, Judicialização da saúde, faturamento e corresponsabilidade sobre os resíduos hospitalares. de Acreditação Hospitalar e Experiência do Paciente”, “Linhas de Crédito Disponíveis para filantrópicos””Sustentabilidade nos Filantrópicos: Captando Recursos e Criando Sinergias”.
O evento que reuniu provedores, gestores e colaboradores contou na abertura com representantes das Frentes Estadual e Municipal de Apoio às Santas Casas, respectivamente deputada Fabíola Mansur, e vereador Edvaldo Brito, da representante do Ministério da Saúde, Maria Victoria Paiva , diretora do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência em Saúde.
Comentários
Nenhum comentário até o momento