Santa Casa de Valença amplia assistência com novos serviços
A Santa Casa de Misericórdia de Valença, de grande importância para a Região do Baixo-Sul, na Bahia, vai ampliar e melhorar a assistência médico-hospitalar prestada à população do município e região. Hoje foram inaugurados pelo governador Rui Costa o primeiro Centro de Parto Normal da região e um Serviço de Endoscopia. O governador Rui Costa também entregou à instituição um veículo comprado com recursos do programa ‘Sua Nota é um Show’ e um tomógrafo adquirido via emenda parlamentar do deputado federal Antonio Brito(PTB/BA).
Os novos serviços representam um investimento de quase R$ 1,4 milhão que permitiram a compra de novos equipamentos, mobiliários e estruturação de espaços. O valor é fruto de convênios firmados com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, de emenda parlamentar e recursos próprios da instituição filantrópica.
Entre os serviços inaugurados está o primeiro Centro de Parto Normal do Baixo Sul daa Bahia, que passa a oferecer assistência humanizada à gestante e seu acompanhante, seguindo todos os critérios de humanização estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Rede Cegonha. O espaço, com cinco quartos individualizados, consultório obstétrico e sala de atendimento de enfermagem, vai realizar uma média de 120 partos mensais.
Foram apresentados, ainda, à população os novos serviços de tomografia e endoscopia,os únicos de Valença e municípios adjacentes com atendimento SUS. Cerca de 100 exames serão realizados mensalmente, nos primeiros meses. Para o agendamento da tomografia, as marcações podem ser feitas a partir do dia 15 de fevereiro, através da Secretaria de Saúde dos municípios. Já para a realização de endoscopia, o equipamento atenderá inicialmente apenas pacientes internados na Santa Casa, sem oferta externa através do SUS.
Também prestigiaram a inauguração o secretario da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas no Congresso Nacional, deputado federal, Antonio Brito e o presidente da FESFBA, Mauricio Dias.
Comentários
Nenhum comentário até o momento