Institucional

A Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, com sede em Salvador, Bahia. Foi fundada no dia 1º de julho de 1987, em Feira de Santana, e presidida pelo médico Walter Francisco de Oliveira através de um mandato provisório, em decorrência da inexistência do Estatuto.

A primeira eleição aconteceu em 1990, quando foi eleito presidente o médico Jorge Bahia de Carvalho, diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1948, um destaque na Cirurgia Pediátrica na Bahia.

Com o falecimento de Jorge Bahia em setembro de 1999, após o cumprimento de dois mandatos, assumiu a presidência da FESFBA o então vice-presidente, Sebastião Dias Pereira, médico e político. Permaneceu no cargo de presidente até maio de 2000, quando se afastou, em atendimento à legislação eleitoral, para disputar cargo político em Santo Amaro, sendo substituído pelo advogado e então secretário geral da FESFBA, Luiz Alberto Telles da Silva.

Em meados do ano 2000, foi eleito presidente o administrador de empresas Antonio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito, que dirigiu a entidade durante dez anos. Em março de 2010, foi eleito o administrador hospitalar e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos, Mauricio Almeida Dias Pereira, que permaneceu no cargo até fevereiro de 2019, quando a vice – presidente, a administradora hospitalar e comunicóloga, Doraídes Alves Nunes Almeida Souza o substituiu. Em abril, ela foi eleita presidente para o período 2019-2021.

Antes de chegar ao estágio atual, no qual possui moderna sede própria no Edifício Barra Master (Jardim Brasil), a FESFBA funcionou no Hospital Martagão Gesteira, na Escola de Puericultura Raimundo Pereira de Magalhães e numa sede alugada na Rua da Flórida, no bairro da Graça – Salvador. A atual sede foi adquirida na gestão do presidente Jorge Bahia e instalada em maio de 2000 pelo então presidente Sebastião Dias, e sendo reformada pelo presidente Antonio Brito.

Desde a fundação, a FESFBA tem atuado na representação e defesa dos interesses de um setor que hoje representa mais de 50% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Bahia, contribuindo também para a oferta de muitos postos de trabalho.

Atuação

A FESFBA desenvolve um trabalho em prol das instituições filantrópicas do estado. Oferece pleno suporte através de orientação sobre assuntos pertinentes à filantropia, utilidade pública, licenças junto à Polícia Federal, tabelas de procedimentos SIA/SIH/SUS, Integrasus e Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos, entre outros.

Além de manter os associados atualizados, a FESFBA atua como interlocutora e mediadora junto ao poder público na defesa dos interesses do setor – a prestação de serviços ao SUS e a vida das entidades filantrópicas – com o objetivo principal de zelar pelo seu bom funcionamento e em busca do fortalecimento e da manutenção da qualidade dos relevantes serviços prestados por essas entidades à população baiana.

Missão, Visão, Valores

Missão

Representar e defender os interesses das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas dos setores saúde e assistência social, frente à sociedade e aos órgãos federais, estaduais e municipais, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento dessas entidades.

Visão

Ser reconhecida como uma organização associativa de excelência e representante dos interesses do setor filantrópico.

Valores

1. Ética
2. Equidade
3. Responsabilidade social
4. Transparência
5. Comprometimento
6. Resolutividade