A Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos com sede em Salvador, Bahia.Fundada no dia 1º de julho de 1987, em Feira de Santana, foi presidida pelo médico Walter Francisco de Oliveira , por meio de um mandato provisório, em decorrência da inexistência do Estatuto.

Na primeira eleição em 1990, foi eleito presidente o médico Jorge Bahia de Carvalho, diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1948, um destaque na Cirurgia Pediátrica na Bahia.

Com o falecimento de Jorge Bahia, em setembro de 1999, após o cumprimento de dois mandatos, assumiu a presidência o vice-presidente, Sebastião Dias Pereira, médico e político. Permaneceu no cargo de presidente até maio de 2000, quando se afastou em atendimento à legislação eleitoral para disputar cargo político em Santo Amaro, sendo substituído pelo advogado e secretário geral da FESFBA, Luiz Alberto Telles da Silva.

Em meados de 2000, foi eleito presidente o administrador de empresas, Antonio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito, que dirigiu a entidade durante dez anos. Em março de 2010, foi eleito o administrador hospitalar e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos, Mauricio Almeida Dias Pereira, que permaneceu no cargo até fevereiro de 2019, quando a vice-presidente, a administradora hospitalar e comunicóloga, Doraídes Alves Nunes Almeida Souza, o substituiu. Em abril, ela foi eleita presidente para o período de 2019 a 2021.

Antes de chegar ao estágio atual, com moderna sede própria no Edifício Barra Master (Jardim Brasil), a FESFBA funcionou no Hospital Martagão Gesteira, na Escola de Puericultura Raimundo Pereira de Magalhães e numa sede alugada na Rua da Flórida, bairro da Graça – Salvador. A atual sede foi adquirida na gestão do presidente Jorge Bahia e instalada em maio de 2000 pelo então presidente Sebastião Dias, sendo reformada pelo presidente Antonio Brito.

Desde a fundação, a FESFBA tem atuado na representação e defesa dos interesses de um setor que hoje representa mais de 50% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado da Bahia, contribuindo também para a oferta de muitos postos de trabalho.

.

Atuação

A FESFBA trabalha em prol das instituições filantrópicas do estado. Proporciona qualificação por meio de cursos e eventos, oferece pleno suporte através de orientação sobre assuntos pertinentes às assessorias jurídicas e técnicas, representatividade nas frentes municipal, estadual e parlamentar federal em defesa das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e defesa de interesses do setor na Confederação Nacional e Internacional das Santas Casas.

Além de manter os associados atualizados, a FESFBA atua como interlocutora e mediadora junto ao poder público na defesa dos interesses do setor – a prestação de serviços ao SUS e a vida das entidades filantrópicas –para zelar pelo seu bom funcionamento ,fortalecimento, busca e manutenção da qualidade dos serviços oferecidos à população baiana.

.

Onde Ficamos

Representar e defender os interesses das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas dos setores saúde e assistência social, frente à sociedade e aos órgãos federais, estaduais e municipais, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento dessas entidades.

Ser reconhecida como uma organização associativa de excelência e representante dos interesses do setor filantrópico.

  1. Ética
  2. Equidade
  3. Responsabilidade social
  4. Transparência
  5. Comprometimento
  6. Resolutividade