Reunião online com 54 representantes dos associados

Sem metas não há liderança, afirma o professor Fabrizio Rosso.

“Em todos os setores de um hospital tem que haver metas. Não há liderança sem metas. Por isso não é possível obter resultado de impacto sem um plano de metas, indispensável para a gestão. Setenta por cento do resultado da gestão é liderança”. Essas reflexões são do consultor hospitalar, professor (mestrado em RH pela Universidade Mackenzie (SP) e sócio diretor executivo da Fator RH, Fabrizio Rosso, e foram feitas no início desta manhã, na reunião online sobre o tema “Liderança Alto Impacto e Gestão por Competência”, que reuniu 54 representantes de associados da Federação das Santas Casas da Bahia – FESFBA (da capital e interior).

Ao fazer a apresentação do professor Fabrizio Rosso, a presidente da FESFBA, Dora Nunes, destacou a importância da reunião que se insere no nosso planejamento, como atividade do QualyFESFBA, núcleo responsável pela qualificação dos associados. Ela anunciou a realização de cursos para este ano. Também ratificou o convite para a live de hoje (terça-feira) às 20 horas , sobre “Liderança Alto Impacto para Enfermeiros”, também com o professor Fabrizio Rosso, autor dos livros “Liderança em 5 Atos”, “Gestão ou Indigestão de Pessoas” e “Liderança Alto Impacto e Acreditação Hospitalar”.

CRISE MOSTRA A FORÇA DAS LIDERANÇAS

Na sua rica exposição, Fabrizio Rosso explicou que os momentos de crises são muito importantes em relação às lideranças, porque “os grandes líderes são conhecidos nas crises”. A crise da Pandemia da Covid, por exemplo, ensejou pesquisa da Universidade de Stanford (Estados Unidos), com a questão “O que você espera do seu líder? E as respostas: que ele me ouça, me proteja, me desenvolva e me reconheça”.

Ao reforçar a importância da definição das metas para o sucesso da gestão, apresentou um vídeo do consultor Vicente Falconi, (que considera como sua referência) e trabalhou na gestão da crise energética no Brasil. Para Falconi, o sucesso na gestão da crise foi a definição clara e objetiva da definição de metas de consumo para todos.

“Sem metas, não há gestão. Setenta por cento do resultado da gestão é liderança. Quando eu tenho gestão, faço a diferença, com conhecimento há a melhora da gestão. Qual o seu lugar na fila da liderança? é um dos vídeos para refletir sobre o tema. Rosso faz vídeos sobre gestão que podem ser acessados no Youtube da Fator RH”.